Concurso Público, o grande sonho de muita gente.
A oportunidade para ingressar no serviço público se dar por meio de concurso e isso empolga muita gente. Porém, para aproveitar as melhores oportunidades é preciso uma preparação cuidadosa e estratégica. Neste artigo, destacaremos a importância de um bom planejamento para alcançar a aprovação desejada em concursos públicos. Assim, apresentaremos a importância de um plano de estudos e como estruturar um quadro de horários, estratégias básicas para iniciar a preparação para a seleção de concurso público.
Por que o Planejamento é Fundamental para aprovação em concurso público?
Se você já está no mundo dos concursos públicos, estudando há meses ou anos, certamente já deve ter passado por obstáculos em decorrência de uma agenda conturbada, desorganizada, cheia de “imprevistos”.
Dessa forma, bate aquele desânimo por acreditar que, com seu estilo de vida, não há tempo suficiente para os estudos com eficiência suficiente para a aprovação no concurso público dos seus sonhos.
E se você ainda não passou por isso, se ainda não teve essa sensação terrível, vale a pena prevenir e levar a sério as dicas aqui apontadas.
Pois com tantas distrações à nossa disposição no dia a dia (celular, computador, conversas de bebedouro). Além de uma quantidade crescente de matérias para aprender, fica difícil se organizar para estudar melhor.
Desse modo, fazer um concurso público exige muito estudo, isso qualquer um que esteja se preparando para uma prova pode afirmar. No entanto, estudar não significa abrir os livros de qualquer jeito e ler sem raciocinar sobre o assunto.
Assim, para garantir sua aprovação, você deve selecionar seu material e organizar seus estudos.
Como fazer isso?
O plano de estudo para concurso público é o primeiro passo!
A importância de um Quadro de horários para concurso público
Antes de falarmos em “técnicas de estudos”, ou “eficiência/qualidade nos estudos”, é fundamental falarmos em “organização dos estudos”. Porém, você deve começar com a montagem de um quadro horário de estudos organizado. Além disso, você precisa conhecer a sua rotina e, se não “colocar no papel” será incapaz de identificar os erros em sua rotina e, em geral, hábitos que só atrapalham em seus estudos.
Leve a sério o quadro de horários.
O quadro de horário é um assunto que todo mundo conhece, porém, quase ninguém faz e, de quem faz, poucos cumprem.
É fundamental que você leve esse assunto a sério, tratando os estudos com profissionalismo e seriedade.
Organizando o seu quadro de horários você descobrirá inúmeras horas por semana desperdiçadas com hábitos inúteis ou com hábito nenhum, que poderiam muito bem serem utilizadas para os estudos.
Organize sua rotina semanal
Para iniciar a elaboração de um quadro-horário de estudos, antes, vale a pena elaborar um quadro geral, com a sua rotina semanal.
Dessa forma, sabendo exatamente o que tem feito, ficará mais fácil identificar os horários que possui livre para estudar, bem como os horários que poderá reorganizar aos estudos, afastando a prática de hábitos inúteis.
Coloque tudo que for necessário para uma vida saudável e equilibrada para os estudos, como: exercícios físicos, um pouco de lazer (moderado) e períodos com a família.
Assim fica fácil constatar que, mesmo com uma vida com inúmeros compromissos (trabalho, filhos, esposa, etc.), após organizar a sua agenda, você conseguirá encontrar uma considerável carga-horária disponível para os estudos, mantendo os compromissos mais importantes.
Estude com foco.
Vale ressaltar que com um estudo focado, será natural a renúncia de hábitos que não agregam em absolutamente nada na busca dos seus sonhos – deixe o Chopp com os amigos para períodos pós-aprovação.
Porém, organizar sua agenda de estudos é só o primeiro passo! Porque muitos que organizam acabam não cumprindo.
Outros tantos, quando cumprem, estudam com o peso na consciência de que poderiam estar se divertindo. Quando estão no período de lazer, ficam com peso na consciência por acharem que poderiam estar estudando.
Não permita que seu subconsciente sabote seus sentimentos.
Uma boa organização certamente trará uma sensação de que você está fazendo exatamente o que deve fazer.
Haverá o período de estudos (onde você deverá encarar com total seriedade e foco), bem como o período de lazer, que você poderá desfrutar sem qualquer sentimento de culpa.
Conclusão
Conquistar a aprovação em um concurso público requer mais do que apenas conhecimento. Pois um planejamento sólido é o alicerce para o sucesso. Ao seguir uma estratégia bem definida, você estará mais preparado para enfrentar os desafios das provas e alcançar a tão desejada aprovação. Lembre-se de que cada passo na jornada de estudos é uma conquista em direção ao seu objetivo final. E que isso começa com um bom planejamento. Isso que você acabou de ver é só o início, espero que tenha gostado. Acompanhe nosso blog e veja mais dicas sobre esse tema.
Aguardo por você!
Fonte: Governo federal autorizou concursos para 9,5 mil vagas temporárias e efetivas em 2023.
Você também poder gostar destes artigos:
- Cursos de Qualificação Profissional no Maranhão: Inscrições Abertas!
- Concurso do TSE e TRE: Vagas para Analista e Técnico Judiciário
- Entenda e Acesse Aqui os Editais do CNU “Enem dos Concursos”
- Descomplicando Sua Inscrição no CNU: Concurso Nacional Unificado
- Concurso Nacional Unificado 2024: Sua Inscrição e Convocação CNU